quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Penne com tomate

Se há alguma coisa que não gosto é molho de tomate "comercial".
Para mim não há nada como um bom molho de tomate feito em casa, com tomate fresco, azeite, alho e manjericão, onde os sabores estão suaves e equilibrados.

Esta receita de massa com molho de tomate pode ter várias versões, a minha é mais para adultos, mas pode ser facilmente adaptada para crianças.

Os ingredientes do molho foram:
Tomate cereja
Alho
Manjericão
Azeite
Sal
Pimenta
Açúcar
1 c.s. queijo Philadelphia
Em termos de quantidades, é tudo q.b..
É importante ser generoso na quantidade de tomate. Normalmente conto com uma embalagem de tomate cereja por pessoa.

O açúcar é um ingrediente importante nesta receita porque é difícil encontrar aquele tomate doce e super saboroso todo o ano. O açúcar corta a acidez natural do tomate e confere a doçura que se encontra naquele tomate de verão. Aconselho a ir provando e ir adoçando o que achar melhor.

Colocar numa travessa de ir ao forno o tomate, dentes de alho picados ou esmagados, folhas de manjericão, regar com azeite, salpicar com sal, pimenta e açúcar a gosto.
Vai ao forno a 220º durante 1h. Pode-se ir mexendo de vez em quando para o tomate se desfazer.
Passado esse tempo, o tomate abriu e largou os sumos e envolveu os restantes sabores.

Entretanto coze-se massa a gosto, eu fiz um penne, mas pode ser um linguini ou outra massa qualquer.
Na mesma panela da cozedura da massa, já escorrida, colocar o tomate assado, juntar uma colher de sopa de Philadelphia (opcional), salpicar com mais umas folhas de manjericão fresco e envolver tudo.


Esta é a versão de adultos, onde se sente a textura do tomate e das folhas de manjericão. Numa versão para crianças, pode-se colocar tudo no liquidificador e coar, assim fica um molho suave e aveludado.


Sem comentários:

Enviar um comentário