quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Rosbife da Vazia no Tacho

Eu não sou muito carnívora, muito de vez em quando como carnes vermelhas, e quando o faço, tem de ser carne da melhor qualidade.
Não consigo comer "solas", carne dura e sem gosto, por isso toda a carne que se come cá em casa, tirando uma excepção ou outra, é carne Barrosã. Assim sei donde veio, tenho a certeza que esteve a pastar nas ervinhas e que teve uma vida saudável.

Tenho a sorte de ter uma amiga que me põe todo o tipo de carne Barrosã à porta de casa. Quem se habitua a comer carne desta qualidade, já não consegue comer outra coisa!
O contacto dela não é segredo, partilho a quem o pedir.

Bem, vamos ao que interessa; Rosbife feito no tacho.
Esta é para mim a melhor versão de rosbife, usei um naco da vazia, mas também pode ser feito com lombo.
Como a vazia é uma carne muito saborosa, não deixei horas a marinar, apenas barrei ao de leve com uma pasta de alho (pouco), sal e pimenta.
Pus ao lume um tacho com azeite e quando este ficou quente, coloquei a carne que ficou a fritar primeiro num lado, depois noutro e fui virando até achar que já estava cozinhada.
Para este naco de 700gr demorei 20min a cozinhar ao lume médio/alto, mas se tiver dúvidas, pode-se fazer um golpe a meio da carne para ver em que ponto está.

Tire a carne e deixe repousar enquanto faz o molho que é opcional.
No tacho onde fez a carne, junte vinho branco para envolver todos os sumos/vestígios da vazia.
Junte um pouco de alho picado, sal e pimenta qb.
Deixe cozinhar e quando o vinho tiver evaporado e tiver perdido o álcool, ponha tudo num copo liquidificador e bata. Fica com um molho aveludado que pode ser servido à parte.

Se a carne é boa, não há nada que enganar, vai ficar tudo saboroso!


























Acho obrigatório para fritar a carne no tacho, ter uma daquelas redes tipo tampa para não salpicar.
A minha é do Ikea.

3 comentários:

  1. Mais uma vez o aspecto é óptimo e com carne Barrosã deve estar com toda a certeza, divinal!

    ResponderEliminar
  2. De onde vem a carne barrosã? pode partilhar o contacto?

    ResponderEliminar