quarta-feira, 31 de julho de 2013

Caril de Vieiras

Nunca fui à Índia, talvez um dia me aventure nessa viagem, mas adoro a ideia de uma Índia perfumada, cheia de especiarias, gengibre, cominhos, coentros... todos esses sabores que adoro e me fazem água na boca.
E claro, adoro um bom caril!
Para mim, isso não significa só aquele caril carregados de especiarias super perfumado e autêntico, (tal como imagino que a India é), mas também aquele com sabores equilibrados, delicados e fáceis de provar para qualquer pessoa que se senta à minha mesa.
Também delicadas são as vieiras que têm que ser cozinhadas no ponto para não ficarem elásticas e as gambas para não perderem o sabor.
Sei que não é uma receita autêntica, mas é a minha versão de um bom caril.


























Para 8 Pessoas usei:
800gr de miolo Vieiras com coral (grandes) congeladas
1kg Gambas descascadas
2 Cebolas bem picadas
3 dentes de Alho picados
1 c. sopa Côco ralado (opcional)
Gengibre fresco ralado (equivalente a 1 dente de alho)
Caril em pó qb
Cominhos em pó qb
2 latas Leite de Côco
Azeite
Coentros picados
Sal e Pimenta qb
1/4 Malagueta opcional

Descongelar as Vieiras (e as gambas se forem congeladas), reservar a água e seca-las bem.
Numa panela refogar a cebola com azeite. Quando estiver bem aloirada, juntar o alho, o gengibre, o caril, os cominhos, a malagueta, sal e pimenta. Deixar "abrir" os sabores durante uns 30s em lume alto.
Juntar o leite de côco, o côco ralado e deixar cozinhar tudo em lume baixo com a tampa.
Numa frigideira anti-aderente bem quente, colocar um fio de azeite e saltear as vieiras, temperadas com sal, 20s de cada lado. Reservar.
Na panela do caril, juntar a água das vieiras até obter a consistência e o volume desejado.
Quando os sabores estiverem equilibrados e o molho borbulhar, juntar as gambas e deixar cozer uns minutos.
Retirar do lume e acrescentar as vieiras salteadas, envolver tudo.
Antes de ir à mesas, salpicar com os coentros frescos.

Nota: Eu sou alérgica a camarões, por isso nesta receita foram incluídos apenas no fim, onde não largaram muito "sumo" e permitiram-me comer.
Se não fosse, aproveitaria as cascas e cabeças, faria um caldo com um pouco de água para aproveitar os sabores das gambas e misturaria no caril.

Não costumo colocar côco ralado no caril, mas senti que este necessitava de mais uma textura.

1 comentário:

  1. Vou experimentar... até porque já vim aqui espreitar muitas vezes ;)
    Os teus pratos são mesmo uma delicia...
    Podias colocar uma sopa fria que já comi feita por ti, de meloa ... Sabes qual é ? Uma delicia ... beijinhos

    ResponderEliminar