quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Falafel de Grão

Há uns dias, o meu marido pregou-me uma partida; convidou uns amigos para jantar às 18h. Um desses amigos era uma brasileira do trabalho que eu nunca tinha visto na vida.
Lá parti eu (já à pressa) para o supermercado para fazer um jantar digno de quem recebe amigos em casa.
Às 20h, o meu marido lá se lembrou que ela era vegetariana! Fiquei para morrer e em 1/2h tive um "teste pressão" digno de Masterchef; fiz uns pasteis de courgette de entrada e uma massa com tomate e manjericão de segundo.
Isto fez-me pensar que ainda não entrei a fundo nesta era de ingredientes alternativos e não estava minimamente preparada para um "teste" destes, embora não tenha sobrado muita coisa!
Andei a investigar e fiz uns pasteis de grão, tipo falafel, mas sem os toques do médio oriente, mais adaptados ao nosso gosto português.
Para (+-) 15 pasteis usei:
1/2 Cebola pequena
1 dente de Alho
400gr de Grão cozido, lavado e escorrido
1/2 molho de Salsa cortados
1/2 molho de Coentros cortados
Sal e Pimenta qb
1 fio Azeite
Farinha qb (aproximadamente 2 c. sopa)
Iogurte grego
Rebentos bróculos

Num 123, picar bem a cebola e o alho. Depois juntar o grão, a salsa, os coentros, um pouco de sal e pimenta e o fio de azeite.
Picar tudo de forma a ficar alguns bocados e não tudo muito bem passado.
Tirar do 123, colocar numa taça e misturar com a farinha de forma a não ter muito liquido e que a mistura esteja toda unida. Rectificar temperos e tapar com papel aderente. Deixar no frio durante pelo menos 1h.
Com uma colher de bolas de gelado, fazer bolas todas iguais e colocar num prato.
Numa frigideira quente, deitar um fio de azeite e colocar as bolas de grão, espalmar um pouco e fritar durante 2 minutos de cada lado.
Retirar, deixar arrefecer um pouco e acompanhar com iogurte grego natural e rebentos de bróculos.

Nota: Esta receita foi tirada quase na íntegra aqui, apenas simplifiquei os sabores e tornei-os mais "nossos"

Sem comentários:

Enviar um comentário